O



Vulgo :
n substantivo masculino

a classe popular da sociedade; plebe, povo


A morte e ressurreição.

sábado, 22 de março de 2008

Ontem (sexta-feira santa) comendo um belo pastel de presunto , fico a meditar sobre a data cristã... não cria que apenas comendo um pedaço de carne (ou melhor , frio) iria arder nas chamas infernais , primeiro por não ser cristão , e em segundo pela própia distorção que houve na data.
Semana Santa , a última semana de vida de Cristo , a semana sagrada para todos cristões , a semana de luto , de silêncio absoluto , de jejum , mas a dificuldade de tal "mandamento" fez surgir algumas mudanças , a semana santa virou "Sexta-feira Santa" o jejum quase absoluto da semana virou "não comer carne ,exceto peixe, na sexta feira" o silêncio e a meditação virou "festa regada à bacalhau" , não importa sua fé , sua devoção ou dedicação , deixar de comer carne (exceto peixe) nesse dia lhe garante a entrada na terra sagrada de Jesus... a banalidade chegou até a fé , o mundo esta cada vez mais rápido , nenhum dia sequer pode ser perdido para a fé , igrejas de "entrada automática " surgem aos milhares em todos lugares , basta pagar alguns centavos , comer um tanto de trigo amassado e como um toque de mágica *puffff* você está no céu !!! o medo das chamas do inferno compete com a falta de tempo e vontade de crer , fazendo assim aumentar a demanda por taís "acessos automaticos" , quem disse que as indulgência acabaram ?

Amanhã se comemora outra data importante para o cristianismo , a ressurreição de Jesus , uma data que "misteriosamente" coincide com datas festivas de outras religiões assim como tantas outras "datas cristã"... a Páscoa Judaica representa a libertação do povo de Egito feita por Moisés... mas também concide com a festa pagã da chegada da primavera , onde pessoas festejavam , e ovos eram pintados com cores vibrantes e alegres (cores das flores) e então eram escondidos , dizia a lenda que quem achasse os ovos seria abençoado pela Deusa que descia para terra em forma de primavera... o ovo reprensentava o nascimento e a fertilidade , assim como a lebre que representava a fertilidade sexual , "coincidentemente" os mesmo símbolos representam a ressureição e a renovação para o cristianismo... e para o capitalismo ambos os simbolos representam vendas e lucros ...

Então para os crentes , desejo uma ótima páscoa , muita meditação ou danças pagãs....
Para os comerciantes desejo um ótimo dia de venda .
... e para os demais , bom chocolate !
Feliz Páscoa !!!

1 comentários:

Roberto Ortega disse...

Muito bom o post...

to lendo as postagens!

Abraços!

Roberto Ortega:
http://caradepaisagem.blogspot.com/

 
by Templates para novo blogger