O



Vulgo :
n substantivo masculino

a classe popular da sociedade; plebe, povo


O absoluto e (i)mutável capitalismo.

sábado, 2 de agosto de 2008

Desde as primeiras tentativas da formação de uma sociedade , o mundo passou por diversos sistemas , todos até então imperfeitos , de um modo ou outro , todos fracassaram , do fracasso de um sistema à criação de outro , evoluções ocorriam, mudanças eram feitas para se adaptarem às novas filosofias da sociedade.

Para alguns toda essa evolução gerou o capitalismo , mas é fato que o capitalismo não conseguiu resolver todos problemas , todas as mazelas , corrigir todos os erros , a fome ainda persiste em existir e a desigualdade parece aumentar com o passar dos tempos ... mas diferentemente de outros sistemas , o capitalismo parece absoluto , imutável , a ultima etapa da evolução , e para muitos é o fim da linha , parecer este que aumentou com a "queda" do comunismo .

Mas porque o capitalismo parece tão absoluto ? diferentemente dos outros sistemas no capitalismo é possível a ascenção não só econômica quanto social , por mais dificil e raro que isso seja.
Numa teocracia os "enviados por Deus" sempre será um enviado por Deus e o resto sempre será submisso às suas ordens.
Numa monarquia um monarca sempre será um monarca , um plebeu nunca seria capaz de atingir tal posto , mesmo que acumulasse grande fortuna , nunca teria o sangue azul.
Até mesmo na democracia Romana , um barbáro nunca seria um cidadão romano...
Porém no capitalismo , um pobre poderia se tornar um burguês , atingindo assim o poder econômico e politico , por mais raro que esse exemplo seja , nada impede que um pobre tenha uma super idéia , herda grande quantia , ganhe algum grande prêmio .

É nessa esperança , que chega até mesmo a ser fictícia , que esta a sustentação do capitalismo , diferentemente de outros sistemas , as camadas inferiores não necessitam necessáriamente mudar o sistema para atingir o topo , a alienação de valores e status e a falta de uma análise critica da sociedade, geram um clico vicioso : as camadas inferiores preferem contribuir para a manutenção de um sistema na esperança de chegarem ao topo , sistema esse que por sua vez a jogam para a base da pirâmide, ao invés de garantir uma mudança e evolução no sistema , o grande sonho da alienada sociedade é se tornar o burguês de amanhã , jogando um contra os outros , garantindo a manutenção dos sistema que favorece tão poucos da sociedade...

Realmente fica dificil imaginar uma mudança curto prazo , a menos que a mentalidade da sociedade mude, ou um grande "salvador" apareça , mas é claro que numa sociedade onde até os mais desfavorecidos concordam com o sistema , ele não seria bem recebido... mas haverá uma saída ,um fim , nada é definitivo... somente as mudanças.

3 comentários:

Unknown disse...

Se o capitalismo vive da esperança dos miseráveis e a esperança é a última que morre, ele nunca chegará ao fim. Brincadeira
O fato é que a alienação diária que vende que você pode viver melhor, faz com que as pessoas se acomodem com a estagnação de suas posições econômicas e de suas aparencias, e vivemos em uma sociedade que vive de aparencias, precisamos delas para parecemos integros e sermos bem recebidos nos meios, é o status que comanda.
E porque não mudarmos? Qualquer uma que levante alguma idéia diferente do que é vendida é taxado de anormal, rebelde e porra louca, as pessoas se afastam e como mudar isso? Não vejo saída...

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny

Fabio Mendes disse...

Encontrei esse blog por acaso, e achei muito interessante, esse comentário da Jéssica que foi feito em 2008. E o mais engraçaco é que em 2010/2011 nada mudou. E me fez refletir algo, a roda gira gira e gira e acabamos parando no mesmo lugar. Porém, com algumas alterações da sociedade. Que norlmamente vem carregado pela linda e adorável TV Globo ( antiga patrocinadora da ditadura militar), na qual, prostituiu-se para os ratos no qual habitavam naquele bordel. Enfiando a força valores e princípios destoricidos com suas novelas e seu espiritimos que vaza cada vez mais pelas orelhas. O interessante é ver que hoje, é o nosso principal meio de comunicação. Ou seja, não existe uma reflexão, um senso crítico das coisas. Pro brasileiro, tendo sua novelinha e seu futebolzinho acompanhando com uma excelente bolsa familia;bolsa mendigo; bolsa monopólio, todos ficam alegres e contentes. Tudo no Brasil é aceito como grandes verdades, o Netinho recentemente que espancou a mulher, quer ser um lider. Ney Santos, do partido Cristão, um lista imensa de suspeitas e um império de 50 milhoes de reais, formado em 4 anos, logo depois que saiu da cadeia, e uma pergunta, cade o ficha limpa? não se enquadram?. Entre outros, Tiririca, Netinho, Mulher Pêra entre vários outros perdidos. E apostem, estarão lá nos representando logo mais. Até quando cresceremos economicamente e regrediremos socialmente? com um futuro promissor de pré sal, cana de açúcar, exportações entre outros, é vergonhoso. O Brasil precisa urgentemente de uma evolução social, voltar a investir na educação. Porque só assim, teremos um futuro melhor. Do jeito que esta, piora sim!

 
by Templates para novo blogger