O



Vulgo :
n substantivo masculino

a classe popular da sociedade; plebe, povo


Da ciência.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

  Tomar ciência, ficar sabendo, conhecer... eis a função da ciência e do método científico. No início do séc. XIX houve um grande "boom" da ciência... o homem passou a analisar e questionar todos enventos e fenômenos naturais e sociais e para facilitar tal análise surgiu o método científico, regras padrnizadas para tornar a ciência mais homogênia e objetiva, tirando a interpretação do cientista na elaboração de sua teoria, tornando assim a ciência uma interpretação positivista do mundo.

  Talvez tais métodos sejam aceitaveis para ciências já relativamente evoluidas como a ciência biológica e a química... porém o pensamento cientifico foi mais longe chegando ao mundo humano e social... se para a biologia o desafio da ciência é descobrir os "porquês" nas ciências humanas não poderia ser diferente, o homem passou então a procurar as razões para certos comportamentos humanos, o "santo graal" para pesquisadores sociais foi achar a teoria universal, para explicar certos fenômenos independentes de onde ocorrerem... foi nessa época que surgiu diversos ensaios e teorias explicando os mais diversos costumes e aspectos sociais... seja o suicidio pesquisado por Durkheim ou o incesto estudado por Lévi-Strauss (já na metade do séc. XX), ou ainda as diversas explicações do funcionamento democrático e da própia organização social...
  De uma forma ou de outra tais tentativas falharam, não porque seu autor não se aprofundou o suficiente em tal tema, ou não levou tal aspecto em consideração... mas sim pelo simples fato de não existirem regras universais, em nenhum sentido, ainda mais quando o elemento em estudo é o homem e suas relações... por mais que diversas vezes pareça ter dito o contrário, a mente humana é sim muito complexa e particular, seria impossível afirmar com toda certeza que tal sociedade age de tal maneira por váriaveiz X ou Y... por mais que hoje as pessoas se massifiquem e muitas vezes um único modo de pensar é homogêneo em quase toda sociedade, tais formas de pensar ainda se diferenciam nos mínimos detalhes, já que tal pensamento é de certa forma "abstrato" ou então "fictício" e tal elemento na verdade tenha um "vázio de pensamento"...
  Isso não impossibilita de forma alguma (e nem tira a importancia) os estudos sociais, tais pesquisas e teorias seriam de alta importância e até mesmo anti-alienantes, caso sejam interpretadas como uma das causas (entre as milhares de causas) que geram tais efeitos. 

Seriam os ricos possuidores de grande capital porque tiveram acesso à educação ? ou eles tiveram acesso à educação justamente porquê possuem grande capital ?

Os politicos se elegem para fazer políticas públicas ? ou fazem políticas publicas para se elegerem ?

  Ora, nenhum nem outro, ou então os dois... cada político é um ser racional que pensa e age de sua maneira, não respeitando "leis universais", assim como a evolução econômica de elementos sociais... em ambos os casos fica fácil a dedução que ambas alternativas ocorrem simultâneamente.
  É possível hoje, ver tais formas científicas de pensamento presentes no dia-a-dia, é comum em rodas de bate-papo o surgimento de teorias (as famosas teorias de bar) excludentes, o pensamento de "várias causas para um único efeito" ou ainda "várias causas para vários efeitos" não só atribui um caracter mais abrangente e tolerante da ciência como estimula novas descobertas e pesquisas afinal, o que seria mais interessante ? estudar um fenômeno com uma causa única definida e "imútavel" ? ou então um fenômeno de causas múltiplas aberto para mais teorias ?. Ao contrário do que prega a maioria, tal pensamento não gera subjetividade e sim uma "pluriobjetivade"... leis absolutas, universais e imutáveis simplesmente não existem. 
 


 

2 comentários:

Txatxismantiskiana disse...

O que a faculdade não faz hein? Seu texto está mais rico que os anteriores, nada mais óbvio. Gostei bastante da temática, apesar de nunca ter pensado no assunto e por isso não poder sair do "gostei". Sinto não poder pensar nisso agora também, eu nem deveria estar na internet nesse momento, tenho um projeto para terminar ahauhauhau
Mas pensarei em breve, fica aqui registrado, então, o meu reconhecimento e admiração por sua intelectualidade, encontrada em poucas mentes.

Carol disse...

Aeee...valeu por comentar no meu blog!! Não sou mtu de divulgar meu blog, mas adoro qnd alguém o descobre!!

Já que o assunto é ciência, e em se tratando de ciências socias,li no Le Monde Diplomatique uma matéria interessante chamada "Os desafios das ciências sociais hoje", e me fez ter uma visão mais ampla das ciências sociais.
Concordo com você não existem leis absolutas, e o pensamento científico tem que partir dessa linha, porque senão é afirmar que existam verdades absolutas e que elas são válidas para qualquer tipo de sociedade.

 
by Templates para novo blogger